22/10/2015 11:22

Estreia 'No Fim do Dia'

Dia 06 de novembro vamos estrear o novo espetáculo do Grupo Neelic, 'No Fim do Dia'. 

A encenação aborda questões como o desejo, o medo e a violência que surgem a partir de um encontro entre dois personagens e seus duplos.

'No fim do dia' trata do encontro entre tais personagens, mas conserva a ambiguidade: seriam realmente dois ou são duas formas de um? A escolha pela presença do duplo de cada um dos personagens acirra ainda mais esta dúvida.
No ambiente misterioso em que ocorre o encontro, a questão da linguagem é fundamental e seu aprofundamento é percebido, sobretudo, por uma certa estilização das intenções e dos atos de fala. 
'No fim do dia' se desdobra ainda em uma delicada questão aos dias atuais: a homoafetividade. Embora este não seja o tema central do espetáculo, ele é abordado com muito cuidado pelo Grupo Neelic. Debatemos a questão através de uma de suas raízes mais profundas: o reconhecimento da potência de um encontro e dos afetos que podem emergir daí.
O espetáculo é parte do laboratório de pesquisa desenvolvido pela diretora Desirée Pessoa para sua tese de Doutorado em Artes Cênicas junto à UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), com financiamento do sistema CAPES e orientação de Charles Feitosa; e se inspira no universo de Bernard-Marie Koltès (1948-1989), dramaturgo francês cuja obra é marcada pela presença da ambiguidade (na sintaxe, na forma, no tempo) e pela escolha de temas e elementos subjetivos (desejo, emoções, lugar, luzes, sons), o que torna possível dizer que, de alguma maneira, ele teria sido o primeiro escritor pós-moderno de teatro.
A encenação acontece de sextas a domingos, de 06 a 15 de novembro, às 20h, com sessão dupla nos sábados, às 18h, na cobertura de um edifício à rua General João Telles, 165, no bairro Bom Fim, em Porto Alegre, e integra a ação Teatro no Apartamento, mais uma iniciativa do Grupo Neelic na busca de ambientes alternativos para a cena contemporânea.
Os ingressos custam R$ 30,00, com 50% de desconto para artistas, estudantes e idosos. 
 
 
FICHA TÉCNICA:
Direção: Desirée Pessoa
Elenco: Matteo Alvez, Rodrigo Strassburger, Samuel Oliveira e Leo Peralte.
Vídeos: Carlos de los Santos
Cenário: Giana Rocha, Livia Koeche e Ana Girardello
Designer Gráfico: Paula Basei
Fotografia: Luciane Pires Ferreira
Produção de Temporada: Vanda Bress e Pablo Corroche
Assistência de Produção: Ana Ardenghi e Héctor Dorneles
Realização: Grupo Neelic - Núcleo de estudos e Experimentação da Linguagem Cênica

 

—————

Voltar