19/09/2011 12:09

Neelic Recebe o Grande Espetáculo "Strangenos"

          

           Após viajar por todo Brasil, por diversos países e ganhar diversos prêmios, o Teatro Labirinto traz agora a Porto Alegre o espetáculo Strangenos.  A peça, que completou três anos de existência, vem à capital gaúcha a partir de uma iniciativa de seu criador, Daniel Alberti, em parceria com o grupo teatral Neelic (Núcleo de Estudos e Experimentação da Linguagem Cênica). O espetáculo fará, em sua estreia, uma única apresentação, no dia 25 de setembro, às 18h, na sala 504 da Usina do Gasômetro.

            A diretora do grupo Neelic, Desirée Pessoa, está muito satisfeita com esta realização e considera da máxima relevância que a cena teatral portoalegrense receba uma encenação que, nas palavras do diretor natural de Asunción, Victor Bogado Ayala, “A nivel internacional Strangenos es uno de los mejores espectáculos que hemos visto hasta el momento”. Ayala faz tal análise a partir do fato que o público participa durante toda a peça, fazendo com que cada apresentação seja diferente da outra. A reação do público é imprevisível, e isso concede à peça uma peculiaridade muito interessante.

            A experiência teatral Strangenos conta a história de migrantes em busca de um sonho. Tentando se encontrar num cotidiano distante de sua terra natal, embarcam numa viagem para dentro de si mesmo num novo cotidiano. Vivem num embate constante com problemas de comunicação, intermináveis interrogatórios, a solidão na velhice e a loucura das grandes cidades. Trás à tona o tema da migração, colocando em evidência os desencontros, preconceitos, discriminações, intolerância, dramas e conflitos. Talvez aí esteja o motivo de o público voltar a assistir e indicar para outras pessoas.

            Partindo de vivências próximas a todos, por meio de fatos, depoimentos e posições diferentes de uma mesma história, a peça busca um dialogo sobre o mundo e sobre si, propondo ao espectador reavaliar seus pontos de vista, em um jogo de identificação e distanciamento, aproximando seu interesse pelo diferente e lançando um olhar crítico sobre o conhecido, levando-o a refletir sobre o lugar que ocupa na sociedade, a forma como estabelece as relações e a importância da diferença e particularidade de cada um no mundo em que vivemos.

            Segundo Rafael Carvalho, jurado do Festival Nacional de Teatro de Congonhas, “É um trabalho de percepção, também improvisação e dinâmica que não podem passar despercebidos, sobretudo, o intérprete sabe que este é um espetáculo de toque na alma.”.

            Maiores informações sobre a apresentação do espetáculo podem ser encontradas em www.gruponeelic.com.br, ou pelos telefones do Neelic: 3391.5931 e 9274.9933. Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 20,00 na bilheteria da sala 504 da Usina do Gasômetro (João Goulart,551), com 50% de desconto para artistas, estudantes e idosos.

 

Serviço

O que: Strangenos (espetáculo de teatro)

Quando: 25 de setembro (domingo), às 18h

Onde: sala 504 da Usina do Gasômetro (João Goulart,551) – 5° andar

Quanto: R$ 20,00 na bilheteria da sala 504 da Usina, com 50% de desconto para artistas, estudantes e idosos. Estacionamento gratuito.

Quem: Teatro Labirinto

 

Ficha Técnica

Direção: Gina Monge

Atuação: Daniel Alberti

Texto: Gina Monge e Daniel Alberti

Iluminação e Sonoplastia: grupo Teatro Labirinto

Fotografia: Juliana Rodriguez

 

 

 

—————

Voltar